Tempo de Leitura – 14 Minutos Confira outros artigos no Blog
Financiado pela Comunidade Criador Zen
Quantas vezes você já publicou um conteúdo na internet com pouco ou nenhum resultado?
Por que parece que todo mundo está se dando bem na internet enquanto você fica estagnado?
É isso que vamos entender hoje.
Seja bem-vindo ao Terça Business, sua newsletter semanal com dicas, estratégias e recursos para criar e monetizar um negócio online através da profissão de criador de conteúdo.
Quantas vezes você já publicou um conteúdo na internet com pouco ou nenhum resultado?
Seja um texto, um vídeo longo ou curto, depois de muito esforço, pesquisa, e suor na execução daquela peça de conteúdo você clica em publicar e…
Nada mágico acontece.
Mas, por quê? Porque parece que todo mundo está se dando bem na internet enquanto você fica estagnado?
”Será que foi sorte?” Você pensa
”O que essas pessoas sabem que eu não sei”?
Bom, muitas coisas.
A real é que existem vários fatores que fazem com que um projeto seja bem-sucedido na internet, se fosse simples eu não precisaria escrever um artigo por semana.
Mas de todas as variáveis que determinam se uma peça de conteúdo vai ser bem-sucedida ou não, existe uma que considero ser um divisor de águas:
O Impacto inicial. Meus alunos Criador Zen estão familiarizados com um termo: O tal do HOOK.
A maioria dos criadores de conteúdo dão muita importância à pesquisa, o desenvolvimento do roteiro, a edição e, não me entenda mal, tudo isso é muito importante.
Mas de que serve criar um vídeo incrível de 30 minutos se você não é capaz de convencer o espectador de assistir o primeiro minuto?
Atenção é o ativo pelo qual ABSOLUTAMENTE TODOS estão batalhando para conquistar na internet. Isso causou um impacto na sociedade:
Uma pesquisa realizada pela Microsoft sugere que o tempo de atenção dos seres humanos já se tornou mais curto que o dos peixinhos dourados.
A pesquisa foi feita no Canadá e envolveu 2 mil pessoas que passaram por uma bateria de testes para avaliar sua capacidade de concentração.
Os pesquisadores também realizaram exames de eletroencefalogramas em outros 112 voluntários canadenses para monitorar sua atividade cerebral.
Segundo a conclusão da pesquisa, a capacidade de concentração dos seres humanos está diminuindo com o impacto das mídias sociais.
No ano 2000, a capacidade de atenção humana era, em média, de 12 segundos. Em 2013, essa capacidade já tinha caído para oito segundos.
Esse foi um estudo realizado 3 anos antes da criação do Tiktok e 6 anos antes da acensão dos vídeos curtos.
Você consegue imaginar o quanto essa estatística piorou de lá para cá?
Os mecanismos de navegação das redes sociais são projetados para atacar seu sistema nervoso central primitivo e te viciar nos mais altos níveis.
Por quê?
Porque quanto mais viciado você está naquela plataforma, mais tempo passa utilizando ela, quanto mais tempo passa utilizando, mais dinheiro e poder a plataforma ganha.
Isso significa que, no jogo da criação de conteúdo também não pode ser diferente.
Aqueles que caem nas graças dos algoritmos não estão lá por mera sorte, eles estão lá porque as plataformas sabem que essas pessoas são capazes de reter a atenção dos usuários por mais tempo.
Sua recompensa? Recomendações massivas do seu conteúdo.
1) Novidade e Surpresa
2) Relevância Pessoal
3) Emoção
4) Conflitos
5) Experiencias Passadas
Conforme a Teoria da Atenção Seletiva, o indivíduo tem a capacidade de escolher um desses estímulos em detrimento de outros. E pasme: todos os elementos acima fazem parte de um Hook eficaz! Eu criei uma fórmula para fazer desse limão uma limonada: Eu chamo de “parada obrigatória”.Afirmações polêmicas funcionam porque confrontam ideias já estabelecidas, provocando imediatamente uma resposta interna, seja de acordo ou discordância.
Ao não terminar a história, você cria um “loop aberto” na mente do leitor, incentivando-o a continuar lendo na esperança de obter uma conclusão satisfatória.
O drama atrai naturalmente a atenção das pessoas porque provoca emoções fortes.
Ao começar com uma declaração dramática, você imediatamente cria um gancho emocional que pode fazer com que o leitor sinta curiosidade, ansiedade, ou excitação para saber mais.
Mas tome cuidado para não ser vitimista.
As pessoas são naturalmente atraídas por histórias de sucesso porque elas oferecem a esperança de que tais sucessos sejam possíveis para elas também.
O objetivo aqui não é se gabar, mas mostrar que é possível. Se coloque na posição de uma pessoa normal que atingiu resultados desejáveis, não, a de um gênio talentoso