Tempo de Leitura – 7 Minutos Confira outros artigos no Blog
Financiado pela Comunidade Criador Zen
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus”. (João 1.1-2)
As palavras moldam o mundo.
Não existem limites para quem as domina e a melhor forma de dominá-las é aprender a escrever.
No último Terça Business mostrei o porquê a escrita é a habilidade mais importante para se construir riqueza na era digital.
Foi uma das newsletters com maior engajamento até hoje, muita gente pediu para me aprofundar mais neste assunto. Então vamos lá!
Seja bem-vindo ao Terça Business, sua newsletter semanal com dicas, estratégias e recursos para criar e monetizar um negócio online através da profissão de criador de conteúdo.
* Artigos
* Posts
* Vídeos para o YouTube
* E-mails
Não importa o formato, todos os textos devem seguir o mesmo princípio: reter a atenção de quem está consumindo. Mas como fazer isso? Você provavelmente já ouviu alguém dizer que a escrita deve ser persuasiva, certo? Mas a verdade é que persuasão por si só não vai fazer com que seu público preste atenção em você por muito tempo. Lembre-se do objetivo primário pelo qual as pessoas clicam em algo na internet.Elas decidem consumir algo porque esperam que aquilo seja útil de alguma forma na vida delas.
Enquanto a persuasão pode captar a atenção momentânea, a utilidade é o que vai fazer com que seu público volte a consumir seu conteúdo de novo e de novo. É assim que se constrói audiência sólida.
Gerando um real valor na vida das pessoas.
Persuasão e utilidade devem ser usadas em conjunto em um roteiro, cada uma tem seu papel na retenção do usuário.
A persuasão é usada para convencer o espectador a tomar ações específicas, seja comprar um produto, apoiar uma causa ou mudar de opinião.
Já a utilidade significa fornecer valor com informações relevantes, notícias, educação ou entretenimento.
Quando você consegue unir tudo isso em um texto, você tem um conteúdo potencialmente viral em mãos.
Existem 4 coisas que fazem as pessoas acessarem a internet: Notícias, Educação, Entretenimento, Comunidade.
As pessoas querem se manter informadas, querem sempre estar atualizadas sobre acontecimentos e tendências.
É por isso que conteúdos como notícias diárias ou opiniões sobre acontecimentos polêmicos recentes costumam receber um pico de visualizações. Incorporar este elemento em seus textos é uma forma de aproveitar a oportunidade disponível no momento para jogar gasolina no conteúdo que você está publicando.
Sempre existe aquele acontecimento do momento que todo mundo está comentando. Fique atento e veja se existe alguma forma de incorporar isso no seu conteúdo.
MAS NÃO FORCE A BARRA!
Se o acontecimento do momento não se conecta com o seu tipo de conteúdo, espere até que surja algo que cumpra essa função.
A maior revolução que a internet nos trouxe foi a possibilidade de aprender qualquer coisa de graça.
É por isso que o formato de tutoriais, apesar de ter seu alcance limitado, recebe visualizações eternas no YouTube. Sempre vai ter alguém interessado em aprender algo novo.
As pessoas querem aprender, use isso ao seu favor.
Mesmo que esteja escrevendo um roteiro para um vídeo de entretenimento como os que escrevo em meu canal principal (Abraham), encontre maneiras de contribuir para a evolução intelectual e moral de seu público por meio de informações valiosas.
Explique conceitos complexos de forma acessível, use analogias, exemplos do cotidiano e recursos visuais como animações para tornar o aprendizado mais simples.
Aqui está a maior oportunidade de capturar a atenção das pessoas.
Esse é o tipo de conteúdo capaz de alcançar o maior público possível.
Por que você acha que o maior canal do YouTube é um canal de Entretenimento?
Simples:
Os vídeos podem ser assistidos por qualquer pessoa, de qualquer idade, à qualquer momento, sem qualquer esforço mental de quem está assistindo.
Para usar o fator entretenimento ao seu favor, você deve aprender a arte de contar histórias envolventes: utilize narrativas, crie personagens, escreva seus roteiros pensando na emoção que você quer que seu público sinta ao ser exposto àquelas palavras.
– Te vejo em breve,
Abraham