Tempo de Leitura – 07 Minutos Leia este Artigo no Blog
Financiado pela Comunidade Criador Zen
Já se perguntou como algumas pessoas fazem para faturar milhões na internet com poucos seguidores? E em contrapartida, qual é o motivo de celebridades e influencers lutarem para conseguirem se manter financeiramente? A diferença entre eles pode ser resumida em uma única palavra ”CONFIANÇA”. Esse é o tema da edição de hoje.
Seja bem vindo ao Terça Business, sua newsletter semanal com dicas, estratégias e recursos para criar e monetizar um negócio online através da profissão de criador de conteúdo.
Quer me conhecer em BH?
Em 2017 eu trabalhei por trás de uma campanha de vendas da Kelly Key. Nessa época eu já havia faturado algumas centenas de milhares de reais em vendas na internet e participava de grupos de empresários que compartilham estratégias entre si.
Um belo dia fui convidado para montar um lançamento de produto de emagrecimento com ninguém menos do que a Kelly Key. Imediatamente eu pensei ”É agora que eu me aposento antes dos 30” hahahaha.
Para mim era muito óbvio, afinal, se naquela época eu conseguia vender centenas de milhares de reais com uma pequena audiência de produtores de música eletrônica, é claro que uma influenciadora nacionalmente conhecida seria capaz de me trazer resultados 1000 vezes maiores, certo?
Foram incontáveis noites mal dormidas, muito trabalho e dedicação, horas e horas de gravação para no final ter um resultado muito pior do que os que eu conseguia com uma pequena audiência de produtores musicais.
Naquela época eu não entendia o motivo do fracasso. Fiquei meses revisando cada detalhe daquele lançamento, buscando minhas falhas, meus erros, tudo o que eu poderia ter feito de melhor, eu cogitei todas as possibilidades, menos uma.
A qualidade do público que acompanhava a Kelly Key.
Anos mais tarde, vi diversos amigos e colegas passando pela mesma situação. Trabalhavam por trás de lançamentos de influenciadores e celebridades que no final, não traziam uma fração dos resultados que algumas pessoas desconhecidas conseguiam alcançar.
O Fato é o seguinte: Tamanho de público definitivamente não é documento!
Existem pessoas com públicos enormes na internet lutando para sobreviver financeiramente. E por outro lado, existem criadores com públicos bem pequenos que faturam 6 ou 7 dígitos mensais.
A diferença entre eles? Confiança!
Ter um produto para vender e conseguir chamar a atenção é necessário no mundo digital, mas não é suficiente. Para que o seu negócio prospere, as pessoas que te dão essa atenção também precisam tomar a decisão de comprar de você ou daqueles que você recomenda.
Para isso não existe outro caminho, você só vende quando desenvolve confiança com esse público.
Quase sempre, essa confiança é formada com base no relacionamento. Pensa bem, se um estranho na rua aparece te vendendo um carro, mesmo que você precise comprar um carro, qual é a probabilidade de você tomar essa decisão de compra? Quanto tempo você levaria até se decidir?
Provavelmente você iria tomar as devidas precauções, analisar cada detalhe, o histórico do veículo, conversar com seus familiares, buscar qualquer tipo de sinal de que aquela pessoa está mentindo a respeito da qualidade do veículo, registrar os documentos junto ao cartório, entre outros trâmites que envolvem essa transação.
Agora, imagine que esse mesmo carro está sendo vendido pelo seu pai. Como seria feita essa transação?
Você provavelmente faria um pix imediato para a conta dele sem pensar duas vezes, talvez ficasse até com preguiça de fazer o processo burocrático de transferência e mantivesse os documentos no nome dele para evitar a fadiga, certo?
O que muda entre o estranho na rua e o seu pai, não é o produto que está sendo vendido. O fator determinante é a confiança. O relacionamento de uma vida construiu uma confiança com seu pai capaz de fazer com que você adotasse esse comportamento aberto.
Da mesma forma, seus seguidores na internet só comprarão de você se houver relacionamento entre vocês.
Se eles não confiam em você o suficiente para se cadastrarem em uma lista gratuita como por exemplo essa Newsletter que você está lendo agora, provavelmente não confiarão o suficiente para comprar algo de você.
Confiança não significa apenas acreditar que você é íntegro, isso faz parte, mas em primeira instância, seus seguidores precisam confiar na sua capacidade de ajudá-los.
E como você faz isso? Você não só cumpre suas promessas, como também supera expectativas constantemente.
Isso não significa apenas fornecer conteúdo gratuito. Significa fornecer conteúdo gratuito pelo qual essas pessoas estariam dispostas a pagar. Um conteúdo criado com dedicação real. Algo que não foi simplesmente vomitado pelo chat GPT só para cumprir uma agenda semanal.
É assim que você se diferencia no mercado, constrói confiança e fatura alto na internet.
Te vejo em Breve
– Abraham.
Desculpa ter enviado a edição do terça Business na parte da tarde, eu estava ocupado com um vídeo que precisava ser terminado rápido por questão de Timing, acompanha a publicação dele no canal que você vai entender o motivo. Tem muito a ver com o assunto da edição de hoje.
01) Publicidade: Divulgue seu trabalho, canal, ou perfil para 41.000+ Leitores do Terça Business
02) Criador Zen : Torne-se um criador de valor na internet e aprenda a criar conteúdos interessantes, construir audiência, e monetizar essa audiência.
03) Me ajude a te ajudar : Responda a este e-mail e me diga qual é o seu maior desafio atual que você gostaria de resolver através dos meus artigos.