Tempo de Leitura – 10 Minutos Confira outros artigos no Blog

Generalistas podem Superar Especialistas

Financiado pela Comunidade Criador Zen

Generalistas podem superar especialistas. A arte de aprender novas habilidades pode fazer com que você desenvolva a capacidade de criar coisas únicas e se destacar como um profissional da era digital. Mas nem tudo são flores. Querer abraçar o mundo pode ser sua maior benção, mas sem planejamento, pode arruinar seu futuro. Seja bem-vindo ao Terça Business, sua newsletter semanal com dicas, estratégias e recursos para criar e monetizar um negócio online através da profissão de criador de conteúdo.

🗓 ️Abraham News 

UFFA! Que Alívio!

Depois de quase 2 meses, finalmente finalizei os roteiros de 2 documentários que estava desenvolvendo ao mesmo tempo. 
Agora é esperar a edição ficar pronta. A previsão é para o primeiro vídeo ser publicado em algum momento das próximas duas semanas.

Aqui vão alguns spoilers: 

O Homem que Desvendou o Sistema – 33 Minutos de Vídeo

O Homem que Criou a Máquina do Tempo – 41 Minutos de Vídeo

Generalistas podem Superar Especialistas

Generalistas podem superar especialistas. A arte de aprender novas habilidades pode fazer com que você desenvolva a capacidade de criar coisas únicas e se destacar como um profissional da era digital. Mas nem tudo são flores. Querer abraçar o mundo pode ser sua maior benção, mas sem planejamento, pode arruinar seu futuro. O Autor americano David Epstein estudou os padrões das pessoas de maior performance no mundo. Em suas palavras: ”Nossas preferências na vida nunca permanecem estáticas, porque como seres humanos, nós não permanecemos os mesmos”  A ideia de se fechar em uma única atividade e jamais se abrir para experimentar coisas novas é aterrorizante. Isso piora quando entramos no mercado de trabalho, graças a “supremacia” do diploma e das especializações.

É Loucura Traçar seu Destino aos 18! 

Escolher uma profissão com 18 e se especializar para começar a exercê-la com 23 ou 25, é o mesmo que tentar decidir hoje, o destino de vida de uma pessoa que ainda nem existe. É por isso que, a maioria das pessoas começa uma faculdade super empenhada, e no final já está de saco cheio, fazendo aquilo como um fardo que já não pode mais ser abandonado. Afinal, muito tempo e energia foram investidos naquele diploma para simplesmente parar no meio do caminho. Agora, se você perdeu o interesse por aquilo durante os 5 anos de faculdade, o que vai acontecer quando você perceber que, ao pegar o diploma, o destino que te aguarda é passar o resto da sua vida fazendo aquilo durante 8 ou 10 horas por dia?  Não me surpreende saber que metade das pessoas com diploma está fora da área de formação. A chegada da inteligência artificial mudou o mundo para sempre. É claro que grandes especialistas em determinadas áreas como medicina, engenharia, e ciência não precisam se preocupar em serem substituídos pela máquina tão cedo. Mas esses grandes profissionais não chegaram nesse nível por acidente. Eles têm interesse genuíno pela profissão e conseguem se destacar por pura vocação e interesse genuíno em se desenvolver nessas áreas. Mas o que dizer sobre os milhares de médicos, engenheiros e cientistas que se formaram só pelo diploma? Aqueles que não tem o fogo da profissão aceso, mas a exercem pelo simples fato de pagar as contas? Sem interesse genuíno em algo, a única coisa que te resta é a mediocridade.  Não estamos na terra apenas para sermos uma peça na engrenagem do sistema, focados em um único interesse o resto da vida. Somos polímatas por natureza. Polímatas são pessoas que não se prendem a uma única área de conhecimento e se dedicam a explorar diferentes oportunidades. Certamente, você já ouviu o ditado “Quem sabe um pouco de tudo, não sabe de nada”.  Isso depende:

Não é necessário ser um especialista para ser competente em algo.

mas…

Se você desiste antes de ser bom naquela área, isso é um problema.

Se você pula de hobby em hobby, de negócio em negócio, de oportunidade em oportunidade, é um sinal de que você sofre da síndrome do objeto brilhante. Isso vai te travar na vida porque você não se dá o devido tempo para se tornar relativamente bom em cada uma daquelas áreas. Por outro lado, quando você dedica uma quantidade significativa de tempo e esforço em qualquer assunto de seu interesse, o que acontece é que você começa a acumular uma gama de habilidades distintas. Você pode não ser um especialista em todas elas, mas o fato de ter certo nível de consciência a respeito de muitas, permite com que você seja capaz de criar sinapses cognitivas entre elas, enxergar as coisas por uma visão macro, e criar coisas novas através dos pontos que conectou entre essas habilidades. Não sou graduado em letras e nunca lancei um livro. Mas com os conhecimentos que tenho, consigo desempenhar bem, e de forma prática, a função de escrever textos e roteiros. Por que consigo manter as pessoas vidradas nos meus vídeos?  Existem muitos fatores, mas sem sombra de dúvidas, o roteiro é o principal.  Só consigo criar esse tipo de roteiro porque dediquei uma quantidade significativa de tempo aprendendo e escrevendo sobre diversos temas. Quanto mais eu faço isso, maior se torna a gama de assuntos disponíveis em meu repertório para criar pontos de vista únicos.

De Tudo um Pouco, mas não pouco de tudo

Quem de nós nunca se viu fascinado pela ideia de dominar uma nova língua, aprender um instrumento, aprofundar-se em habilidades culinárias, aprender uma nova arte marcial, criar um novo negócio? Calma! Fazer tudo é impossível Então se você agarrar tudo de uma vez sem planejamento, não vai ficar bom em nada. Por isso que você deve criar uma hierarquia de interesses. Você precisa começar a listar todos os seus interesses atuais e potenciais, sejam eles hobbies, habilidades a desenvolver, ou áreas de conhecimento a explorar. Em seguida, deve classificar esses interesses em ordem de importância.  Por exemplo, eu gosto muito de boxe. Pratico boxe o máximo que consigo, mas isso é um hobby, comecei a treinar depois dos 30, reconheço que meu potencial de ser um lutador de boxe profissional é nulo. É por isso que treino duas, no máximo tês vezes por semana. Por mais que eu queira treinar 5 ou 6 horas por semana, isso simplesmente tiraria meu foco das áreas que realmente vão me trazer os resultados que almejo. O mesmo não acontece com a criação de conteúdo. Esse é um interesse que além de manter a chama do interesse acesa, põe comida na mesa. Logo, minha hierarquia de interesses começa com a criação de conteúdo. Isso significa que vou alocar mais tempo e energia no que me rende maiores frutos. Gerencio meu tempo para que durante a semana o foco seja parecido com isso: 

40% Criação de conteúdo

20% Gestão do Negócio

10% Pepinos do dia a dia

10% Lazer com família e amigos

10% Aprendizado (Que também é lazer para mim)

10% Esportes (Que também é lazer para mim)

Entende a lógica?

Essa prioridade não precisa ser estática, ela sofre mutações e alterações ao longo da vida. Já me desenvolvi significativamente em diversas áreas na vida, as que eu me lembro que me dediquei tempo o suficiente para adicionar ao meu repertório foram:

01) Jogos online

02) Desenho

03) Uma dança de rua chamada C-Walk (Sim! Abraham já foi gângster de apartamento kkkk)

04) Lutas (Karatê, Taekwon-Do, Capoeira, Boxe)

05) Musculação (nunca tive o shape dos deuses, mas mantenho-me sempre em boa forma)

06) Produção Musical

07) Empreendedorismo (O que engloba uma ampla gama de habilidades: Oratória, Escrita, negociação, estratégias, vendas, edição de vídeos, design, etc)

Creio que muito da criatividade necessária para a profissão de criador de conteúdo vem de mesclar todas essas habilidades e criar pontos de vista que só você poderia ter criado, já que entende um pouco de cada uma delas. Você pode aprender a fazer tudo o que quiser, desde que tenha foco estratégico e separe uma época da vida para se dedicar ao que te dê os potenciais melhores retornos. Afinal, o tempo é escasso, então seus interesses são um jogo de soma zero. No jogo de soma zero, cada ganho em uma área implica necessariamente uma perda em outra. Isso significa que, para cada hora dedicada a aprender boxe, por exemplo, estou sacrificando uma hora que poderia ser usada para outra área de meu interesse. E tá tudo bem, você não precisa ser um robô focado apenas em produtividade, basta ter a consciência do valor do seu tempo.

COMO EVOLUIR NO RPG DA VIDA

Por mais difícil que seja, aceite, você vai ter que desistir de alguns interesses por agora. Isso não é um adeus definitivo, mas um até logo estratégico. Seu copo está cheio, transbordando de paixões e curiosidades, mas nesse prato só cabe uma quantidade limitada pelo seu tempo. Pense na sua jornada como um RPG em que você é o protagonista: No início, seus pontos de habilidade são limitados. Você não pode se tornar um mestre knight e um mago ao mesmo tempo. Em vez disso, você distribui seus pontos de experiência estrategicamente, fortalecendo o que é essencial e permitindo que você avance no jogo. Cada novo nível alcançado amplia sua visão, permitindo que você explore novas habilidades ou aprimore aquelas que deixou em espera. É necessário construir uma base sólida para sustentar o que vier. Ao priorizar o que é mais valioso para você agora, você avança mais rápido em sua jornada. Aqui está a beleza dessa evolução: à medida que você se torna mais competente em suas áreas escolhidas, a capacidade de explorar novos interesses também cresce. Você começa a entender que o verdadeiro polímata não é aquele que tenta abraçar o mundo com os braços abertos de uma só vez, mas sim aquele que entende o momento certo de explorar cada nova curiosidade. Uma lição muito valiosa que demorei anos para aprender: Saiba o momento de DESISTIR Se você não enxerga em um interesse, terreno fértil que possa te render frutos e ajudar a construir seu futuro, desista. Isso não é fracasso, é alocação estratégica de energia.  Aprender a desistir temporariamente de alguns interesses permite que você se aprofunde em outros, até achar aquele que será o topo da sua lista. – Te vejo em breve, Abraham.
Quando sentir que é o momento posso te ajudar a ter resultados na internet através da comunidade Criador Zen : Torne-se um criador de valor na internet e aprenda a criar conteúdos interessantes, construir audiência, e monetizar essa audiência.