Tempo de Leitura – 15 Minutos Confira outros artigos no Blog

Essa Habilidade me Rendeu R$5.2 Milhões

Financiado pela Comunidade Criador Zen

Eu já faturei milhões pela internet. É claro que para fazer isso precisei desenvolver diversas habilidades, mas tem uma delas que eu diria ser responsável por mais de 80% desse resultado. 

Hoje vou te mostrar exatamente como desenvolver essa mesma Habilidade:

A ESCRITA!
Seja bem-vindo ao Terça Business, sua newsletter semanal com dicas, estratégias e recursos para criar e monetizar um negócio online através da profissão de criador de conteúdo.

🗓 ️Abraham News 

Ontem assisti um Review do Criador Zen que chamou bastante a minha atenção. Existem vários desses e sempre tento assistir todos, tanto para saber se a comunidade está trazendo resultados para os alunos quanto para absorver as críticas e melhorar o produto. No caso desse vídeo teve um ponto que achei relevante compartilhar. O Canal desse membro da comunidade tem pouco mais de 3.000 inscritos e os vídeos pegam poucas visualizações. Mas mesmo estando no início da jornada ele conseguiu entender muito bem algumas das principais propostas da comunidade: 01) Não tentar parecer um especialista e mostrar sua própria evolução durante os conteúdos 02) Monetizar a audiência (Mesmo que pequena), ajudando o público a alcançar resultados que já alcançou no caminho.  O Livinho entendeu esse conceito tão bem que, sem precisar fingir ser um grande especialista, ele já conseguiu montar seu negócio de consultorias, já está vivendo exclusivamente da criação de conteúdo e inclusive se tornou sócio de uma empresa estabelecida através das estratégias que ensino no Criador Zen. Achei interessante compartilhar isso aqui para te incentivar a se livrar das crenças limitantes, você não precisa de um canal de 100Mil inscritos para fazer dinheiro na internet.

Essa Única Habilidade me Rendeu R$5.2 Milhões

Eu já faturei milhões pela internet. É claro que para fazer isso precisei desenvolver diversas habilidades, mas tem uma delas que eu diria ser responsável por mais de 80% desse resultado. A ESCRITA! Pensa bem:

– Roteiros YouTube

– Threads no Twitter 

– Newsletters

– Postagens no blog

– E-mails de funil

– Legendas de mídia social

– Páginas de vendas

– Descrições de produtos, 

– Módulos e aulas de curso

– Comunicações com clientes no suporte

– Anúncios 

O que todas essas habilidades têm em comum?  Duas coisas: 01) Elas são a base de qualquer negócio digital 02) Todas podem ser essencialmente resumidas em uma habilidade: Escrita

''Mas eu não consigo escrever, não tenho essa capacidade''

A primeira coisa que você precisa entender é que o que vai fazer com que sua escrita te traga seguidores, relevância e resultados financeiros na internet não é o quão polida e gramaticalmente (Inclusive tive que pesquisar para saber se essa palavra realmente existe) perfeita é a sua escrita. 

Não existe essa de que é necessário ser inteligente para escrever bem.

Você não está tentando passar em uma prova do ENEM, você quer resultados, as pessoas não ligam para a sua gramática desde que você consiga escrever de forma persuasiva, contar boas histórias e organizar seus pensamentos de forma coerente. Quem sabe fazer isso domina o jogo da internet.

''Se voce nao tem ideias, leia. Se você não sabe como articular suas idéias, ESCREVA.'' (Dan Koe)

Com 16 anos fui contratado como aprendiz de vendedor de carros em uma concessionária, aquele foi o meu primeiro emprego. Foi uma das experiências mais traumáticas da minha vida. Eu odiava aquele emprego com todas as minhas forças. Lembro-me de ter pensado ”Não é possível que a vida adulta seja tão sofrida, tem que ter outra saída” Desde então, um dos meus maiores objetivos passou a ser fugir do caminho profissional tradicional para fazer algo que eu realmente gostasse. Aquela experiência traumática ter acontecido aos 16 foi, na verdade, uma benção, porque ali comecei a buscar desenvolver habilidades que a escola não ensina. De lá para cá, nunca houve um momento da vida em que eu não estivesse envolvido em um projeto pessoal. O primeiro projeto foi na música, durou mais de uma década, já contei essa história algumas vezes, mas eu decidi encerrar aquele ciclo justamente por não sentir mais prazer no mercado da música. Então em 2022 decidi começar um novo projeto. O Abraham.  Percebe o que aconteceu? Eu não larguei minha empresa no mercado da música para tirar um período sabático e muito menos fui tentar a vida como funcionário de outra empresa. Imediatamente, ao finalizar um projeto, já caí de cabeça em outro. Trabalhar em um projeto pessoal é o pilar que te faz crescer e se desenvolver em todas as áreas da vida. Por mais que você ainda esteja preso à CLT ou ao projeto de outras pessoas, você deveria sempre ter o seu projeto pessoal em andamento em paralelo. Por quê? Porque se você não consegue dedicar ao menos uma hora para construir seus sonhos, acabará dedicando 8 horas para construir os sonhos de outra pessoa.

Mas o que isso tem a ver com a escrita? 

Ela foi a maior herança que eu trouxe do meu último projeto. 

Quando comecei minha escola de produção musical, minha escrita era terrível! Mas para fazer a empresa prosperar fui obrigado a modelar a escrita de outras pessoas.

Tanto em páginas de venda, vídeos de apresentação de produtos e e-mails com técnicas de copywriting. 

Isso foi o que fez o Abraham se destacar desde o início do projeto. O interessante é que a cada dia minha escrita fica mais clara, persuasiva e afiada.

E mesmo que o Abraham deixe de existir algum dia, essa vai continuar sendo a mesma habilidade que usarei para alavancar um novo projeto.

''Por Que Eu Devo Aprender a Escrever?''

O Futuro da mídia é descentralizado. As pessoas, estão cada vez mais, recorrendo às redes sociais para consumir notícias, cursos online para aprender coisas que a escola e a faculdade não são capazes de ensinar, e criadores de conteúdo, hoje, tem mais relevância do que artistas da Globo. Eu não gosto de dizer a palavra ”Nunca”, então digamos que a inteligência artificial, ”Tão cedo” não vai conseguir replicar a perspectiva humana. Eu, por exemplo, uso o chat GPT como uma ferramenta auxiliar o tempo inteiro, ele é bom para me ajudar a conectar certos pontos de um roteiro, corrigir erros gramaticais e trazer novas perspectivas para meus textos, mas sinto que é praticamente impossível fazê-lo replicar o real diferencial do meu trabalho: minha perspectiva pessoal. A escrita de qualidade, nada mais é do que a arte de saber transmitir essa perspectiva com clareza, eficiência e assertividade. Quem tenta empreender em um negócio online rapidamente percebe que para ter sucesso é preciso crescer em seguidores, conquistar relevância e atenção na internet, mas o que a maioria não percebe, é que para conseguir tudo isso é preciso ATRAIR as pessoas até você. A única forma de fazer isso é se destacar. Como? Escrevendo bem.  Em um mar de conteúdos rasos e superficiais, quem consegue transmitir valor real por meio de uma mensagem assertiva e interessante vence o jogo da prosperidade na internet.  Não subestime esse poder. Todo empreendedor, no fundo, é um escritor.  Se você é um criador de conteúdo, precisa focar em escrever, afinal, você quer ser bem remunerado por suas ideias.

Será mesmo que eu consigo Escrever bem?

Eu poderia te passar agora mesmo uma estrutura de escrita que funciona com qualquer um. Mas o invés de fazer isso, para te provar que qualquer um é capaz de aprender a escrever, eu pedi para um dos meus sócios (O Zanella) escrever essa parte do conteúdo para você. Há 2 meses, ele me pediu para ensiná-lo essa habilidade e desde então venho treinando ele para escrever. No começo ele não fazia ideia de como colocar uma palavra depois da outra em um texto coerente, mas com o tempo, assistindo meu processo criativo, me fazendo perguntas e tendo minha mentoria pessoal, sinto que ele já está apto para esse desafio. Entenda que isso é só o começo, a escrita é algo que nunca iremos parar de aprimorar. Eu faço isso há mais de uma década e ainda me sinto limitado, portanto, não espere perfeição do Zanella, mas quero que me responda este e-mail com a sua opinião a respeito da parte dele do texto. Se ele está conseguindo aprender, você também consegue.

[ZANELLA] O PRINCIPAL PILAR DA ESCRITA DIGITAL

Quero que você entenda que, a maneira que vamos abordar a escrita vai ser diferente. Ela tem que ser direta, e deve servir como instrumento para impactar a vida das pessoas. Para escrever no digital, precisamos aprender uma das estruturas disponíveis de storytelling  A ideia é que, com o seu texto, você faça a pessoa agir de alguma forma.  Essa ação varia desde a adoção da sua perspectiva única sobre determinado assunto, a compra de um produto, ou manter mais de uma via de comunicação com quem está consumindo sua mensagem. Quanto mais vias você conseguir conduzi-la, maior é o valor da atenção dela para a sua mensagem. Por exemplo, levar um espectador do YouTube para assinar a sua newsletter, ou levar um leitor da newsletter para a compra de um produto são as ações que você quer.  A seguir, eu destrinchei uma das estruturas que o Abraham utiliza para criar storytelling, em qualquer coisa que escreve:

Hook

O objetivo do hook é capturar imediatamente a atenção do leitor, e incentivá-lo a continuar lendo.  Ele é o primeiro e mais importante elemento do seu texto, porque é nesse momento que a pessoa decide se continua a leitura, ou vai fazer outra coisa. No hook dessa newsletter, o Abraham começa com uma afirmação forte e pessoal sobre ter faturado milhões pela internet, o que imediatamente capta a atenção do leitor. Logo após ser impactada, a pessoa é apresentada a uma habilidade, que para a jornada dele foi essencial: A Escrita.   Aqui é dada apenas uma pincelada sobre o assunto, para que a pessoa crie curiosidade e interesse sobre como essa habilidade importante pode impactar a vida dela.

O Grande Problema

CONFRONTE IDEIAS JÁ ESTABELECIDAS! Toda história, roteiro, pagina de vendas, newsletter, ou seja lá o que você quiser escrever, deve haver um grande problema por trás.   Esse problema pode ser tanto implícito quanto explicito, e geralmente é uma ideia já estabelecida, que pode ser destrinchada em problemas menores, causados por essa ideia. Exemplo: Não existe essa de que é necessário ser inteligente para escrever bem. Logo após capturar a atenção do leitor, o Abraham confrontou uma ideia já estabelecida. A de que apenas pessoas inteligentes conseguem escrever. Essa é a percepção de 99% da nossa audiência. Se sentem limitados na hora de escrever, por acreditar nessa ideia estabelecida de que é necessário ser inteligente. Isso vai gerar curiosidade para que o leitor siga em frente com o texto. Pinte um cenário do problema (vilão ou inimigo em comum) que seu público está enfrentando, nesse processo, você pode começar a fazer ele entender um pouco mais sobre esse vilão, e como esse inimigo em comum pode impactar na vida dela. É aí que entra um dos pontos mais importantes da escrita persuasiva: 

Relacionabilidade

 Se você quer fazer com que a pessoa preste atenção em você, fale sobre ela, sobre os problemas DELA, e não os seus, mas faça com que ela enxergue que você teve os mesmos desafios e problemas que ela enfrenta hoje, faça com que ela saiba que você entende as dores dela. Se você consegue relacionar os problemas que as pessoas enxergam, com suas experiências pessoais, ou com histórias sobre outras pessoas, você consegue mostrar para o seu público que mudanças são possíveis.  Perceba que, logo após o Abraham apresentar uma ideia já estabelecida, e confrontar essa ideia, ele imediatamente contou uma experiência pessoal que ele teve. Isso é relacionabilidade. Você deve se colocar na posição do leitor, e mostrar que já passou por isso. Isso gera conexão, pois as mesmas dificuldades que você já superou no passado, o seu público quer superar no presente.

Benefícios

Seres humanos adoram transformações, elas inspiram outros seres humanos. A ideia de uma transformação implícita, ao mostrar os benefícios de superar certos problemas, é, por si só, uma transformação.  O maior benefício da transformação do Abraham foi:

Através da escrita conseguiu faturar milhões, criar novos projetos e ter uma bagagem que garante que mesmo se o Abraham acabasse, ele teria competência para começar algo novo. 

A abordagem dos benefícios na sua escrita, pode ser usada para conectar profundamente com o leitor, mostrando como a vida dele pode melhorar ao adotar a sua ideia, usar um produto ou seguir um conselho. Você não sente, nesse exato momento, o quanto a escrita pode ser benéfica nos seus negócios?   Essa é a perspectiva que queremos que você adote após ler essa newsletter.  Um benefício é como a sua vida é afetada de forma direta e específica.

A solução perfeita

Ao abordarmos as dificuldades enfrentadas pelo nosso público, desafiando ideias pré-estabelecidas, criando uma conexão genuína e destacando os benefícios da nossa abordagem, promovemos um aumento na consciência dos indivíduos, de que existe uma solução.  Esse é o momento perfeito no seu texto para você apresentá-la. Eu estou falando de gerar valor com o que você está escrevendo. Isso geralmente vem em formato de conteúdos grandes. A solução perfeita, no caso, é um conjunto de ações que devem ser tomadas para resolver o problema. Por exemplo, nessa mesma newsletter, a solução para quem ainda não sabe escrever, é utilizar a estrutura de storytelling do Abraham que eu destrinchei passo a passo.

01) Hook

02) O Grande Problema

03) Relacionabilidade

04) Benefícios

05) Solução

Solução, é o valor que você oferece. Esse valor vai determinar como o seu público percebe você, e futuramente vai abrir portas para monetizar seus conteúdos. Seu trabalho é abrir loops de curiosidade na mente do leitor/consumidor até chegar nesse ápice do texto, onde o leitor vai suspirar aliviado por receber valor. Nessa parte você entrega tudo! Todo o valor que você puder entregar, você DEVE entregar.
Essa parte do conteúdo acima foi escrita por alguém que, há 2 meses, se sentia completamente incapaz de escrever. Isso significa que, por mais que a escrita seja um processo criativo, é possível ensinar essa habilidade com técnicas e estratégias práticas. É por isso que estamos documentando todo o processo do treinamento do Zanella para criar o produto mais requisitado entre os meus seguidores. Um curso de Escrita, Storytelling e Roteirização.  Você sabe que eu demoro para produzir meus conteúdos, mas quando clico em ”Publicar”, é porque aquilo chegou na melhor qualidade possível. Dessa vez não vai ser diferente. ”Quando sai o curso?” Não sei, mas vai ser uma BOMBA.  Ele vai ser publicado dentro da comunidade do Criador Zen, você já pode fazer parte agora mesmo e aproveitar os cursos que já estão lá dentro.

– Te vejo em breve,

Abraham
Quando sentir que é o momento existem 2 maneiras em que posso te ajudar: 01) PublicidadeDivulgue seu trabalho, canal, ou perfil para 45.000+ Leitores do Terça Business 02) Criador Zen : Torne-se um criador de valor na internet e aprenda a criar conteúdos interessantes, construir audiência, e monetizar essa audiência.