Financiado pela Comunidade Criador Zen
Tempo de Leitura – 9 Minutos Confira outros artigos no Blog
Todos os criadores de conteúdo se identificam com essa sequência de eventos:
01) Você se senta em frente ao computador
02) Abre o documento de texto
03) Escreve algumas palavras e apaga, fica divagando em pensamentos, organizando as ideias e percebe que precisa de um café
04) Faz o café e se senta em frente ao computador
05) A primeira inspiração aparece e você escreve algumas palavras
06) Uma notificação no celular te interrompe: ”Tem um minutinho para uma call? É rapidinho”
07) Você para o roteiro para fazer a call
[…]
Esse ciclo se repete indefinidamente e aquele trabalho que deveria levar uma tarde, acaba levando a semana inteira para ser concluído. Mas não precisa ser assim, e hoje vou te mostrar como eu fiz para me libertar desse ciclo.
Seja bem-vindo ao Terça Business, sua newsletter semanal com dicas, estratégias e recursos para criar e monetizar um negócio online através da profissão de criador de conteúdo.
Mr.Beast acaba de publicar um novo vídeo, mas não é qualquer vídeo. Esse vídeo representa um marco de um ponto final na era TDAH do Youtube.
O jogo do Youtube está mudando para melhor, e o que Jimmy fez nesse vídeo mostra claramente essa tendência.
Se você não está entendendo nada, relaxa, gravei um vídeo no meu canal secundário explicando detalhe por detalhe. Vai lá assistir e depois me dia seus pensamentos a respeito.
Todos os criadores de conteúdo se identificam com essa sequência de eventos:
01) Você se senta em frente ao computador
02) Abre o documento de texto
03) Escreve algumas palavras e apaga, fica divagando em pensamentos, organizando as ideias e percebe que precisa de um café
04) Faz o café e se senta em frente ao computador
05) A primeira inspiração aparece e você escreve algumas palavras
06) Uma notificação no celular te interrompe: ”Tem um minutinho para uma call? É rapidinho”
07) Você para o roteiro para fazer a call
[…]
08) Você se senta em frente ao computador
09) Abre o documento de texto
10) Escreve algumas palavras e apaga, fica divagando em pensamentos, organizando as ideias e percebe que precisa de um café
11) Faz o café e se senta em frente ao computador…
E assim, o ciclo continua, dia após dia. Aquele roteiro que na sua cabeça iria ser escrito em 1 dia, na verdade, acaba levando 10 dias para ficar pronto.
Se você se reconhece nesta situação, bem-vindo ao mundo dos criadores de conteúdo.
A verdade é que, apesar de todos sofrermos com isso, não precisa sempre ser assim.
Não precisamos ser tão improdutivos, algo que me ajudou muito a melhorar minha produtividade foi entender a maneira como nossa mente funciona quando estamos imersos no processo criativo.
Como criador de conteúdo, você vive de sua criatividade, e criatividade, parceiro, não surge em pequenos intervalos de tempo.
Você precisa estar imerso, criar um ambiente onde você pode mergulhar profundamente em suas ideias sem interrupções.
Cada vez que você é interrompido, seu fluxo de trabalho é quebrado, e voltar ao mesmo estado de flow onde a verdadeira produtividade acontece vai levar muito tempo.
Exemplo: Ana é uma criadora de conteúdo escrevendo um roteiro para o Youtube. Ela começa a trabalhar às 10h, mas tem uma reunião de 30 minutos marcada para 11h. Ela pensa ”são só 30 minutos. Não tem problema”.
O que ela ignora é o custo disso em relação à produtividade real.
Eis a linha do tempo:
10:00 – Começa a organizar links, ideias, documentos e insumos de pesquisa para escrever o roteiro
10:20 – Escreve as primeiras palavras e entra em um estado de Flow produtivo
10:40 – Pausa para preparar a pauta da reunião, testar câmera e microfone e se organizar para a call
11:00 – Acontece a reunião
12:00 – Pausa para almoçar
Tempo de trabalho verdadeiro? 20 minutos, e já se foi a parte da manhã..
Para um criador, cada interrupção tem um custo monumental. Não é apenas o tempo gasto na reunião ou na chamada, mas o tempo necessário para voltar ao estado de fluxo produtivo (Flow).
Estudos mostram que pode levar até 25 minutos para retomar o foco completo após uma interrupção.
Agora, quando você pensa em notificações, ligações, paradas para ler mensagens, reuniões como interrupções é que você entende a profundidade do problema.
Isso geralmente resulta em horas de produtividade perdida.
Só recentemente percebi o quão valiosa é a qualidade da minha imersão quando me sento para realizar algum trabalho criativo (90% do que me traz resultado em meu negócio).
Desde então, aprendi a proteger esse tempo com unhas e dentes.
Aqui estão as práticas que costumo usar para proteger meu estado de flow e minimizar interrupções e que você também pode aplicar facilmente:
1. Criar Blocos de Tempo Ininterrupto: Dedique períodos específicos do dia para trabalho profundo e criativo. Informe a todos ao seu redor que você não estará disponível durante esses blocos.
2. Gerencie Notificações: Desative notificações desnecessárias no celular e no computador. Isso ajudará a minimizar distrações e manterá seu foco intacto.
3. Estabeleça Limites Claros: Aprenda a dizer “não” a reuniões e chamadas que não sejam absolutamente necessárias. Explique às pessoas ao seu redor o impacto que essas interrupções têm em sua produtividade.
4. Aglomerar interrupções inevitáveis: É impossível fugir de algumas reuniões/encontros/calls, então tente concentrar todas em um dia específico da semana e agende-as de trás para frente, começando pelo último horário do dia. Assim você pode reservar o período mais importante (o da manhã) em que sua mente está descansada para realizar trabalhos criativos.
5. Recuse compromissos sem perder a Amizade: O que faz você dizer ”Sim” para uma demanda que gostaria de ter dito ”Não”, é geralmente a sensação de compromisso com a outra pessoa. Você não quer ser rude e danificar sua relação com quem está demandando seu tempo, mas existe uma desculpa perfeita que mantém seu tempo protegido enquanto não fere os sentimentos de outras pessoas.
”Não estou fazendo Calls até finalizar [Projeto atual]”
Quando você dá essa resposta padronizada, a outra pessoa entende que não é nada pessoal em relação a ela, é uma regra interna que você criou para conseguir finalizar um projeto importante. Essa resposta te permite recusar qualquer proposta que não te pareça vantajosa e o melhor de tudo é que você pode sempre atualizá-la.
”Não estou fazendo XYZ até conseguir terminar o roteiro deste vídeo”
O vídeo foi publicado? Sem problemas
”Não estou fazendo XYZ até terminar de escrever meu livro”
Por aí vai.. Você pode usar essa estratégia para sempre.
Por mais difícil que seja dizer ”Não”, é isso que vai te fazer evoluir em uma profissão em que você precisa ser criativo. Valorizar seu próprio tempo é essencial para sua produtividade. Proteger seu estado de Flow não é apenas um ato de autopreservação.
– Te vejo em breve
Abraham.
Quando sentir que é o momento posso te ajudar a ter resultados na internet através do Desafio Profissão: Comunicador Digital : Torne-se um criador de valor na internet e aprenda a criar conteúdos interessantes.