Tempo de Leitura – 9 Minutos Confira outros artigos no Blog

Visualizações Vs. IMPACTO

Financiado pela Comunidade Criador Zen

Há um erro fundamental que praticamente qualquer criador de conteúdo comete: se perder nos números e não entender a real importância de cada métrica. Views, curtidas, comentários – todos esses indicadores tem um papel fundamental para mudarmos o impacto que nosso conteúdo está gerando. Geralmente o consenso é:

      Se pegou muitas visualizações = Sucesso

      Se pegou menos views do que a média = Fracasso

Mas será que realmente é assim preto no branco? O que aconteceu comigo na última semana é prova concreta de que não! Seja bem-vindo ao Terça Business, sua newsletter semanal com dicas, estratégias e recursos para criar e monetizar um negócio online através da profissão de criador de conteúdo.

🗓 ️Abraham News

O Fim da desmonetização injusta no YouTube?

Se tem algo que sempre deixou todos os criadores de conteúdo frustrados no YouTube é a desmonetização de vídeos sem saber exatamente o porquê. Quem nunca ficou se perguntando em qual momento específico do vídeo poderia ter cometido um deslize que levou à desmonetização? Pois bem, nossos pedidos foram atendidos! Há alguns dias recebi uma notificação extremamente positiva no meu YouTube Studio. Eu ainda não consegui encontrar nenhum material detalhado a respeito, quando clico em ”Saiba Mais”, sou enviado para um vídeo aleatório que não tem nada a ver com o tema (Provavelmente um erro de algum estagiário) mas pela notificação, parece que teremos agora uma ferramenta que aponta momentos do vídeo que geraram a desmonetização. Isso significa que, finalmente, poderemos saber exatamente onde erramos e, mais importante, como corrigir esses erros para evitar futuras desmonetizações. Vamos aguardar o YouTube publicar novas informações e torcer para que seja uma boa ferramenta 🤞🏻

Visualizações Vs. IMPACTO

Há um erro fundamental que praticamente qualquer criador de conteúdo comete: se perder nos números e não entender a real importância de cada métrica. Views, curtidas, comentários – todos esses indicadores tem um papel fundamental para mudarmos o impacto que nosso conteúdo está gerando. Geralmente o consenso é:

      Se pegou muitas visualizações = Sucesso

      Se pegou menos views do que a média = Fracasso

Mas será que realmente é assim preto no branco? O que aconteceu comigo na última semana é prova concreta de que não! Há alguns dias, publiquei o vídeo Tyson Vs. Paul | A Verdade Além do Ringue. Foram 52 dias de produção, um storytelling bem dramático, edição de alta qualidade e um roteiro que considero ser o melhor que já fiz. É claro, depois de trabalhar tanto em um projeto, a gente sente aquela ansiedade e curiosidade: ”Será que as pessoas vão gostar? Será que vai ser sucesso?” Não foi bem o que aconteceu, pelo menos, não de imediato. Nos primeiros dias de publicação o vídeo se posicionou como um 4/10 em views. Ou seja, dos últimos 10 vídeos que publiquei, esse era o quarto melhor naquele período. Não era um resultado ruim, tampouco excepcional. Teoricamente, mediano. Mas, além desses números, comecei a notar algo diferente em relação a este vídeo.

QUALIDADE Vs NÚMEROS

Diferente dos outros vídeos do meu canal, os feedbacks deste vídeo estavam sendo quase 100% positivos. Não só notei isso como também notei uma diferença significativa na QUALIDADE desses comentários. O público estava fazendo questão de demonstrar a satisfação em ter assistido um conteúdo tão rico. Os comentários estão surreais, sério, quando acabar de ler essa edição do terça business te aconselho ir lá no vídeo e dar uma lida para entender do que estou falando. Quando vi esse padrão nos comentários eu já sabia, era questão de tempo até que o próprio algoritmo da plataforma entendesse que esse era um conteúdo diferente.

MINHA SUSPEITA SE CONCRETIZOU

De repente, no dia 5 da publicação, as visualizações começaram a disparar. As vendas do Profissão: Comunicador Digital (Produto que promovi no vídeo) se tornaram estratosféricas, e agora o vídeo já alcançou a posição 2/10 nas métricas do YouTube. 

Isso me trouxe ainda mais confiança para continuar pautando meu negócio em cima de um valor inegociável: ”qualidade supera quantidade.”

Essa performance tardia é uma prova de que um conteúdo de alta qualidade eventualmente encontra seu caminho.

MAS O QUE DEFINE QUALIDADE?

Qualidade é um termo em subjetivo, tem muito produtor de conteúdo criando trabalhos de alta qualidade e se achando inferior, enquanto outros, criam trabalhos medíocres e acreditam ser os melhores criadores da plataforma. Primeiramente, você deve focar em medir sua qualidade com base nos seus trabalhos anteriores, jamais com base no trabalho de outra pessoa. A única pessoa que você precisa superar é você mesmo.  Sabendo disso, aqui estão alguns pontos essenciais que podem te ajudar a medir seu nível de evolução

1. Planejamento de Conteúdo:

      • Evolução: Compare seus roteiros e ideias ao longo do tempo. Note se suas narrativas estão mais coesas e engajantes.

      • Prática: Dedique tempo ao brainstorming e refinamento de ideias antes de iniciar a produção.

2. Qualidade Técnica:

      Evolução: Avalie a melhoria na qualidade de vídeo, narração e áudio. Invista em equipamentos melhores conforme cresce.

      • Prática: Sempre se preocupe em passar a mensagem de forma mais clara possível. Não só em questão de clareza na fala, como na assertividade da mensagem. Isso evoluí naturalmente com o tempo.

3. Engajamento do Público:

      • Evolução: Monitore a qualidade dos comentários e a profundidade do engajamento, não apenas a quantidade.

      • Prática: Exponha sua personalidade em seus vídeos. Emita opiniões, se comunique diretamente com o público, faça com que eles se sintam parte da sua jornada e na construção da sua história como criador.

4. Pesquisa:

      • Evolução: Avalie a frequência com que pessoas contestam as informações do seu vídeo nos comentários. Isso mostra a confiabilidade das fontes de onde você extrai informações.

      • Prática: Dedique tempo para aprender tudo o que puder e absorver diferentes pontos de vista sobre o tema do conteúdo que está criando.

5. Criatividade:

      • Evolução: Monitore como sua abordagem criativa evolui. Note se suas ideias e formatos de conteúdo estão se tornando mais originais com o tempo.

      • Prática: ”Roube como um artista”, se inspire nas melhores práticas de criadores de conteúdo que você gosta de assistir. Modele as técnicas deles e crie algo novo a partir do que já existe.

Não se esqueça que a Jornada é mais importante que o destino No final das contas, enquanto as visualizações podem aumentar rapidamente, o impacto é o que sustenta e constrói uma comunidade. Então, da próxima vez que você se sentir desencorajado pelos números, olhe mais fundo. Busque o impacto, não apenas a popularidade. Lembre-se: a verdade custe o que custar. – Te vejo em breve

Abraham

Quando sentir que é o momento posso te ajudar a ter resultados na internet através do Desafio Profissão: Comunicador Digital  : Torne-se um criador de valor na internet e aprenda a criar conteúdos interessantes.